Enfermagem

GraduaçãoEnfermagem

O enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar.


Objetivos do Curso

 Formar profissionais generalistas, atualizados e proativos, cujas responsabilidades advindas da prática profissional de enfermagem incluam aprendizagem contínua, confidencialidade, observação dos valores éticos, altruísmo, autonomia, dignidade humana, integridade e justiça social. 
 Aplicar conceitos e habilidades de liderança, de gerenciamento, de melhoria da qualidade e segurança do paciente por meio de intervenções de enfermagem terapêutica de elevado padrão de qualidade, tanto no sistema público de saúde quanto no privado. 
 Demonstrar consciência global nas questões e aspectos que influenciam as políticas de saúde e o avanço da profissão de enfermagem. 
 Criar um pensamento crítico e uma visão holística da enfermagem para promover a saúde, prevenir doenças e manter o bem-estar para indivíduos, famílias, grupos, comunidades e populações. 
 Executar ações individuais e coletivas de prevenção, promoção, reabilitação e proteção à saúde.


Atividades Principais

 Dirigir o serviço de enfermagem em instituições de saúde e de ensino públicas ou privadas e prestação de serviço.
 Gerir as atividades de planejamento da programação da saúde, elaboração de planos assistenciais, participação de projetos arquitetônicos, programas de assistência integral, programas de treinamento, desenvolvimento de tecnologias avançadas, prestação de assistência ao parto, programas de prevenção de infecção hospitalar, de danos ao paciente e de acidentes do trabalho e a contratação do staff de enfermagem.
 Orientar e aplicar técnicas adequadas de enfermagem como punção venosa, curativos e administração de medicamentos, assim como realizar consultas da enfermagem e cuidados diretos a pacientes com risco de morte.
 Desenvolver atitudes de reflexão crítica, autonomia, interdisciplinaridade, criatividade, flexibilidade e espírito empreendedor, em diferentes cenários e ações da prática profissional, pautadas nos direitos humanos e em princípios éticos/bioéticos.
 Desenvolver senso e atitude de solidariedade e de responsabilidade social, promovendo o exercício da cidadania no âmbito da família e da comunidade, no processo de cuidado nos diferentes níveis de atenção à saúde.
 Planejar e implementar as ações de atenção à saúde a partir do perfil epidemiológico da população, em consonância com o sistema de saúde vigente, buscando a eficácia e a eficiência das ações, a partir da tomada de decisões baseada em evidências científicas, e reconhecendo-se como agente de mudança do contexto de saúde local, regional e nacional.
 Realizar ações de cuidado que promovam a saúde integral e o bem estar do ser humano ao longo do seu ciclo vital, em função das necessidades individuais, familiares e comunitárias e as diversidades culturais e sociais.
 Coordenar e liderar a equipe e as intervenções de enfermagem, tendo como eixo condutor o processo de enfermagem.
 Planejar e implementar programas educativos em saúde, considerando as especificidades dos diversos grupos sociais, dos ciclos de vida da pessoa e da família e do processo de saúde e adoecimento, nos diversos cenários sociais, tais como o escolar, o familiar e o do trabalho.


Mercado de Trabalho

A graduação em Enfermagem oferece ao profissional a oportunidade de atuar em um amplo mercado de trabalho o qual encontra-se em um momento de crescente expansão em função da expectativa de vida brasileira e das demandas atuais de saúde. Os profissionais da enfermagem podem atuar em hospitais, em clínicas de Estética e Cirurgia Plástica, nos hemobancos, em laboratórios, no home care, nas Unidades Básicas de Saúde e de Pronto Atendimento, em empresas de pequeno, médio e grande porte, nas rodovias, em universidades, assim como nas escolas técnicas, na auditoria, nas atividades de consultoria e nos centros de pesquisa. 


Duração

5 anos com um total integralizado de 4.000 h de ensino*


Período

Manhã e Noite

Grade Curricular - Clique Aqui



}
Fale com a gente: (17) 3302-3500 ou tire todas as suas dúvidas na nossa FAQ acessar faq
Endereço R General Glicério, 3330, Centro, São José do Rio Preto/SP, 15015-400


Telefones Comercial:
(17) 3302-3500

Whatsapp:
(17) 99107-5080





Newsletter

Cadastre seu email abaixo para receber nossos boletins informativos e as últimas notícas sobre a Uniterp e seus respectivos alunos.